Para incentivar a leitura e pesquisa nos laboratórios de informática das escolas, valorizando a autoria e a construção, o aluno precisa saber filtrar e montar a sua pesquisa. Precisamos evitar a pesquisa solta, poderemos sempre indicar os sites na escola, na aula, no quadro e pedir para que o aluno faça a leitura e construa a sua reflexão. Assim tanto o professor como o aluno saberão do que estão falando. Quando o professor solicita apenas a pesquisa, não oferecendo sites, o professor terá que fazer uma leitura ampla de todos os trabalhos. Claro que a pesquisa com sites indicados fica um pouco fechada, mas estamos por enquanto ensinando a pesquisar e sintetizar idéias. Leiam o texto abaixo e respondam as questões seguintes.

 

SITE DE INFORMAÇÃO É CONDENADO POR DANOS MORAIS

O IG (Internet Group do Brasil) foi condenado pela 47ª Vara Cível do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou textos do autor, que escreve para o concorrente Cocadaboa. A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que, ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contrafração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria. “As modificações dadas possuem, claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto, se verifica que, naqueles veiculados pelo IG, nenhuma alteração substancial foi feita. Não há demonstração de criatividade”, afirmou a magistrada. Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que, nesse caso, o meio de informação (Internet) não torna a obra anônima e nem retira do seu autor o direito sobre a mesma. “A Internet aqui funcionou somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que a lei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou não sua reprodução”, finalizou.

Fonte: RIO DE JANEIRO (Estado). Tribunal de Justiça. Site de informação é condenado por danos morais. (Retirado do material do cursista Proinfo I)

********************************************************************************************************************************

FUNDADOR DA Wikipédia ALERTA UNIVERSITÁRIOS SOBRE RISCO DE ERRO

Jimmy Wales, fundador da enciclopédia online Wikipedia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site – muitas vezes erradas –para fazer seus trabalhos. “Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia”, afirmou Wales, segundo o site “The Register”. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipédia prejudicou suas notas. “Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipédia que estavam erradas”, exemplificou o fundador, citando um e-mail. O “The Register” afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade. Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipédia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.

Fonte: FUNDADOR da Wikipedia alerta universitários sobre riscos de erro. Folha Online, 16 jun. 2006. Informática. Disponível em: (Material do cursista Proinfo I)

 

1 - O que acham? A pesquisa deve ser fechada com sites indicados pelos professores ou livre?

2 - A pesquisa livre pode acarretar em "copiar e colar"?

3 - Quando o "copiar e colar" é válido?

 

Pesquisar, copiar e colar. É assim que se faz?

Data: 10/06/2011

De: Rafael Gomes Azevedo

Assunto: Uso da internet na escola

Entre todos os meios de comunicação existentes a internet é a principal, pois possibilita acesso sem restrições e favorece a dispersão de notícias em curto espaço de tempo.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Uso da internet na escola

E quanto ao ato de copiar e colar?

Data: 09/06/2011

De: Danielli de Azevedo Campos

Assunto: 2ª opinião sobre o uso da internet na escola

1) Acho que num 1º momento a pesquisa deve ser fechada e o professor deve indicar sites. Os alunos precisam aprender a pesquisar a trabalhar com a informática.

2) Se os alunos não aprenderem a pesquisar com certeza a liberdade vai acarretar em copiar e colar.

3)Pode-se copiar desde que o aluno site o autor.

Data: 15/07/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:2ª opinião sobre o uso da internet na escola

Concordo com você, inicialmente colocando a pesquisa direcionada, poderemos ensinar a pesquisar, a selecionar textos relevantes, e principalmente ler o conteúdo da proposta.

Data: 03/06/2011

De: Cristiane Almeida

Assunto: Uso da Internet na Escola

O uso da internet na escola deve ser visto como mais um instrumento enriquecedor no processo de ensino-apredizagem, que por ser inovador, além de trazer variadas informações para o aluno, desenvolve a motivação do mesmo. A pesquisa deve ser livre, no entanto o educador deve ser o mediador desse processo para que a autoria dos artigos possa ser preservada.
A pratica do copiar e colar proporciona mais agilidade e variedade nas informações pesquisadas, mas o aluno deve desenvolver a consciência que existem autores desses artigos e não podem ser ocultados nas pesquisas.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Uso da Internet na Escola

Como você seria a mediadora quando o aluno pesquisa em casa?

Data: 03/06/2011

De: Tarsiana Almeida

Assunto: Uso da Internet na Escola

Toda pesquisa deve ser livre, pois existe a possibilidade de surgirem diferentes dados sobre o mesmo assunto e, isso vem enriquecer ainda mais o trabalho solicitado.O copiar e colar deve ser permitido desde que o aluno seja orientado para não ocultar os autores das obras, tendo o professor que exercer o papel de mediador dessa prática.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Uso da Internet na Escola

Bacana, surgem diferentes dados...isso não deixa as apresentações dos alunos repetidas.

Data: 03/06/2011

De: vanessa mello

Assunto: pesquisa,copiar,colar

Direcionar é importantissímo,pois os alunos ainda não desenvolveram o hábito de pesquisar,cabendo ao professor disponibilizar aos alunos indicações de sites que desenvolvam a leitura e compreensão dos conteúdos.Portanto,uma pesquisa bem direcionada evita o copiar e colar usando o instrumento somente quando
necessário.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:pesquisa,copiar,colar

Alguns alunos não desenvolveram...acho que a pesquisa bem direcionada não evita o ato de copiar e colar, penso que o ato de copiar e colar numa maneira mecânica, o importante é ler mesmo, se informar.

1 | 2 >>

Novo comentário