Aprendizagem colaborativa - Construção de conhecimentos

Num mundo wiki, uma escola idem - Parte I

Por Jaime Balbino

Data de Publicação: 15 de Janeiro de 2007

Daqueles que já visitaram a Wikipedia ou dela ouviram falar, muito poucos tem claro como é a sua estrutura de trabalho e o quanto ela é revolucionária. Reduzi-la ou somente compará-la a tantas outras enciclopédias existentes retira o que há de mais caro no seu modelo. Perde-se a perspectiva de compreender, reproduzir e reaplicar esta inovação. Neste ensaio pretendo ajudar a esclarecer um pouco mais desta importante ferramenta contemporânea, um fenômeno social raro que não deve ser ignorado por aqueles que pensam seriamente a educação.

Uma contribuição à liberdade

Dentre as ferramentas desenvolvidas pelas comunidades de software livre para viabilizar seu modelo colaborativo de desenvolvimento de códigos-fonte, encontra-se o wiki, um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham em 1994 e que é muito utilizado pela comunidade de software livre para a documentação de programas e criação de apostilas.
De uma idéia para auxiliar a criação de apostilas e manuais em grupo o modelo acabou sendo adotado por Jimmy Wales e Larry Sanger - que já tinham posto em prática a Nupedia um ousado projeto de enciclopédia on-line colaborativa. O sistema original utilizava editores de especialistas em suas áreas para validar o conteúdo. Ao contrário deste sistema, o modelo wiki funcionava bem, mesmo não possuindo organização prévia ou controle contínuo dos membros.
Curiosamente, o wiki organiza e mantem a qualidade do conteúdo mesmo sendo composto por materiais dispersos, produzidos levianamente por pessoas com interesses comuns, mas sem qualquer organização prévia ou controle contínuo dos membros. O interesse inerente em qualquer grupo de preservar o conhecimento que os une e lhes dá identidade parece ser o suficiente para garantir a produção, manutenção e atualização do material.
(Uma coisa interessante aqui é que Jimmy e Larry, num ato espirituoso e nobre condizente com a cultura do software livre, não só incorporaram as idéias e o modelo wiki ao seu projeto, como também o renomearam, homenageando assim de maneira definitiva aqueles que vieram antes deles.)
A Wikipedia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos.
Um avançado controle de revisão (no estilo do CVS para desenvolvimento colaborativo de códigos) permite que todas as versões antigas dos textos possam ser lidas ou recuperadas. Discussões podem ser travadas no espaço apropriado de cada verbete, a estrutura simples de edição e formatação torna a criação fácil e prazerosa, mesmo para os não iniciados. Apesar disso tudo, o conceito é poderoso e difícil de ser assimilado por aqueles que ainda tem encucada a idéia de um "conhecimento central", definido e administrado por mestres de notório saber, designados de alguma maneira ritual e pela tradição para este nobre trabalho.
Ser autor de um texto livre, dinâmico e mutável contrasta com o modelo linear e "seguro" dos livros, programas de televisão e mesmo do hipertexto padrão daquelas webpages seguras, quase estáticas e sob responsabilidade de um editor ou jornalista. No entanto, a experiência da Wikipedia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo. A relação entre o número de verbetes que possui e os que de fato foram atingidos por vândalos é insignificante, além de plenamente reversível. Os danos causados por tais ataques não são nem um pouco relevantes e não há indicativos de que eles o sejam no futuro, simplesmente porque é impossível um movimento de negativação que consiga modificar um número significativo de verbetes, muito menos de forma permanente (um apresentador da televisão americana também tentou instigar sua grande audiência a fazer isto, sem sucesso).
O que é conhecimento?
"Mas, mesmo assim, porque não confiar no conhecimento institucionalizado, guardado nos livros, nos intelectuais e nos funcionários públicos designados para tal? Mesmo que eles não sejam tão ágeis na disseminação, eles de fato possuem onotório saber, aquele que realmente faz o mundo andar e se desenvolver..."
Para compreender a Wikipedia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite - da qual podemos ou não nos sentir parte. Não estamos aqui falando, valorizando ou distinguindo uma cultura popular e uma cultura do status quo, pois não existe esta dicotomia no "mundo wiki". O que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo e que, por meio da linguagem, pode expressar esse seu conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro (quer seja ou não da mesma classe social).
Em resumo: qualquer um tem propriedade para escrever sobre algo. O próprio fato dele poder escreverfalar e atuar continuamente é prova desta sua competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida. Escrever, em especial, não é um ato solitário e torna-se mais público e grupal com as possibilidades da teleinformação e das ferramentas da Wikipedia.
Há algo de Paulo Freire aí, e não é obra do acaso. Os milhares de anônimos, intelectuais orgânicos que hoje tornam esta experiência realidade são a prova maior da viabilidade destas idéias.
Conhecimento e conceito
Não se pode ler um verbete da Wikipedia sem participar. Isto torna a leitura pobre e sem sentido. O conhecimento lá não é só uma matrix hipertextual que parte da interpretação individual para atingir o coletivo, como diria Pierre Levy. O hipertexto e seus links são apenas parte das possibilidades. Num texto dinamicamente escrito e reescrito, por autores conscientes do seu poder de influir na coletividade, o que temos é o surgimento também de camadas, dobras, platôs, múltiplos, histórias (num sentido mais deleuziano). Para se chegar a uma conclusão condizente com os objetivos de um wiki, deve-se não apenas seguir os links, mas acompanhar e interpretar a história, os diversos momentos do texto que lá está. Isto é, não temos "quase-conceitos" ou "pseudo-conceitos", criados individual e coletivamente, que juntos formam um conceito ou uma idéia. O que temos em cada verbete é um conceito pleno, que representa uma idéia na sua plenitude, desde que nos deixemos desvelá-lo. Vigotsky fala desta necessidade de abstrair e refletir sobre o conhecimento para se conceituar de forma consistente o universo (*).
Não há concretude no Conhecimento, se é posto de forma definitiva ele é apenas objeto de alienação. A reflexão é o que permite olhar para além do que está posto, trabalhar a informação e reinterpreta-la de volta ao mundo, como resultado de nossa contemporaneidade. Esta desconfiança deveria ser inerente a qualquer tipo de informação ou método de ensino, no "mundo wiki" ela se encontra canalizada como combustível e motor de um conhecimento dinâmico, em constante transformação.
Concluindo
Tudo o que foi dito sobre a Wikipedia pode ser utilizado para qualquer wiki ou modelo correlato, mas a Wikipedia com certeza é a experiência mais bem sucedida e a principal desenvolvedora deste modelo de gerência do conhecimento. Seus softwares, documentos e soluções estão disponíveis na MediaWiki livremente, é claro.
Curiosamente, não utilizei a Wikipedia para fazer este artigo. Não queria repetir algo que já pudesse ser encontrado aqui.
É claro que (ainda) não é possível encontrar tudo na Wikipedia e o que dissemos refere-se aos milhares de verbetes onde o trabalho coletivo de fato acontece e onde a polêmica não impôs a necessidade de mediação rigorosa. Você pode ajudar a ampliá-la e melhorá-la, descobrindo um assunto do seu interesse e desenvolvendo-o lá, também pode disponibilizar alguma produção antiga sua que considere importante para os outros. Se desejar, pode simplesmente criar uma referência externa ou citar a obra.
Na próxima semana trataremos especificamente das possibilidades de uso do modelo wiki e da Wikipedia na educação.
 
Este texto foi adquirido do site abaixo e todas as suas refêrencias são dos seus autores.
 
FONTE:
 
https://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php

 

 

 

Sugestão de atividade:

 
  • O professor elaborou o texto inicial, pediu aos alunos que o lessem e sublinhassem as palavras que considerassem ser importante definir para uma melhor compreensão do texto;

  • Essas palavras foram transformadas em links dentro do texto – em seguida o professor designou grupos de alunos para produzir as páginas de descrição de cada link (palavras que foram ressaltadas);

  • Os grupos leram, analisaram, sugeriram e revisaram os trabalhos dos colegas, podendo já modificar e acrescentar o que achassem necessário. Os autores iniciais validaram as sugestões e modificações dos colegas;

  • O professor então revisa o conteúdo do trabalho dos alunos, discutindo com eles se os textos estão ou não adequados.

  •  

 

Tópico:Wiki

Data: 30/06/2011

De: Roberta

Assunto: wiki

*Todo trabalho de pesquisa deve ser direcionado pelo professor, por exemplo, quando vamos a uma biblioteca pública temos sempre alguém para nos ajudar na pesquisa , indicar os livros ou qual prateleira podemos pesquisar. Na internet não é diferente, pois sobre determinado assunto poderemos encontrar diferentes fontes de informação, mas qual será a mais adequada de acordo com a forma que o professor aborda o assunto. Então para não termos surpresa é importante dar ao aluno fontes de pesquisa ou seja um direcionamento.
*Sim, vivemos numa sociedade onde homem tem que aprender a interagir com o outro em todos os aspectos da sua vida e sempre podemos perceber quanto educadores como a aprendizagem a e construção coletiva produz resultados satisfatório na educação.
*Possivel é, porém um trabalho de concientização, informação também deve ser feito com a população sobre a importância do trabalho.
*Darei um exemplo de uma aula da sala de leitura de uma amiga onde levou um texto em cordel, os alunos leram, sublinharam as palavras em que não conheciam o significado, pesquisaram e cada aluno colocou o significado encontrado para cada palavra de acordo com a fonte de pesquisa usada. Em grupo analisaram os significados e para cada palavra e deixaram um o que fosse mais completo, fazendo links da palavra dentro do texto.

Data: 17/06/2011

De: Vanessa Mello

Assunto: wiki


1ºA melhor forma de não receber surpresa na sua pesquisa seria realmente usar mais de uma fonte e ter sempre sinalizada a fonte de sua pesquisa.

2ºVivemos num mundo globalizado, no qual o conhecimento não deve ser algo isolado e sim uma troca de experiências.

3ºSim, mas o trabalho de concientização deve ser intenso e contínuo.

Data: 17/06/2011

De: clivaneide

Assunto: proinfo

Todas as ferramentas são bem vindas, desde que usadas com coerência. Se faz importante ajudar o aluno a trilhar o caminho da boa pesquisa para colher bons resultados.

Data: 17/06/2011

De: Vanessa Gaviorno

Assunto: Wiki

Acredito que devemos fazer várias pesquisas sobre um determinado assunto não aceitando apenas uma resposta como ponte para a realização de um trabalho.Muitas pessoas pensando e mudando o material quando querem podem passar dados incorretos e sem uma pesquisa mais abrangente, as pessoas podem utilizar informações erradas.

Data: 17/06/2011

De: Adir

Assunto: Wiki

1ª questão - Para não termos surpresas nas pesquisas solicitadas é preferível direcionar os sites, evitando assim fontes duvidosas, o que facilitaria o professor validar ou não a pesquisa.

2ª questão - Sim, desde que a atividade proposta tenha caminhos pré definidos para sua construção. Isso facilitaria o suporte do professor no esclarecimento de dúvidas ao grupo.

3ª questão - Sim, poderia citar como exemplo em fazer a releitura de um verso de uma mesma música por várias pessoas, acho que seria bem interessante.

4ª questão - Poderíamos pegar um texto em forma de Cordel e pedir os alunos para destacarem as palavras com rimas e de linguagem popular e a partir dai criar links com as palavras onde os alunos dariam outros significados a essas palavras, possibilitando assim a produção de um novo texto.

Data: 17/06/2011

De: TARSIANA ALMEIDA

Assunto: WIKI

*O aluno ao ter em mente o assunto que irá pesquisar, deverá ter o interesse de buscar em várias fontes as informações que lhe são necessárias para obter o máximo de veracidade para a sua pesquisa.
**Sim. A construção coletiva, desenvolve o senso comum, contribuindo para o gerenciamento de informações, formando indivíduos mais criticos e dinâmicos.
***Sim, é possível. A Wikipedia vem provar isso,no entanto, é difícil encontrar iniciativas semelhantes.
Passos para o plano de aula:
*fazer a escolha de um texto
*interpretar o texto e sublinhar as palavras mais importantes
*transformar as palavras sublinhadas em links dentro do texto
*dar significados aos links criados
*analisar o texto dos colegas, sugerindo mudanças quando necessário
*o professor abre debate e age como mediador, oferecendo instruções para os acertos finais.

Data: 17/06/2011

De: Cristiane Almeida

Assunto: wiki

1)Faz-se necessário que o professor oriente o aluno a ter mais de uma fonte de pesquisa para confirmar e acrescentar as informações que está buscando.
2e 3)Sim.A Wikipedia é uma construção coletiva em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes, que na maioria das vezes dá certo.
4)Passos da aula:
1º)escolha do texto a ser estudado
2º)sublinhar as palavras mais importantes
3º)transformar as palavras sublinhadas em links
4º)conceitos de cada link
5º)Revisão do trabalho com leituras e debates orientado pelo professor.

Data: 17/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:wiki

Teve um professor que colocou um texto na cartolina, pediu aos seus alunos que escolhessem 3 palavras para que pesquisarem o significado. Depois cada aluno colou distante do texto principal, ligando a palavra ao seu significado, montando uma rede de textos e hipertextos. Mostrando fisicamente como funciona os links na web. O que acha?

Data: 16/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Wiki

Você certamente já ouviu falar na wikipédia. Uma enciclopédia criada por todos e do mundo inteiro, as informações são postadas e consertadas por seus usuários. Esse tipo de construção de conhecimento está sujeito à surpresas de vândalos.
**Qual sua sugestão para você não ter surpresas na sua pesquisa?
**Você acredita em construção coletiva?
**É possível construir uma coisa tão grande com a população?
**Crie um exemplo de aula, aonde o aluno possa interagir e criar links neste texto, como parte da colaboração e construção.

Data: 17/06/2011

De: Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves

Assunto: Re:Wiki

1 - É, antes de tudo, buscar construir uma consciência crítica com base nas diferentes fontes de informação. Assim, compreendendo que o conhecimento é dinâmico e participativo, por isso está sujeito a constantes transformações dos mais variados atores sociais. A surpresa acaba sendo espontânea, cabe ao sujeito que está pesquisando ampliar suas fontes de pesquisa, se tratando de Wikipédia deve ficar sempre atento, já que é uma ferramenta de pesquisa produzida coletivamente e as informações serão aquilo que fizerem delas,ou seja, se apresentarão de acordo com as intensões/objetivos/cultura daquele que está escrevendo.

2 - Não só acredito como defendo que a construção coletiva é fundamental para a produção do conhecimento em rede, já que as TIC's possibilitam e intensificam o contato das pessoas e o debate de ideias. A partir das distintas realidades vividas pelas pessoas em seu cotidiano o conhecimento vai sendo contruindo, e isso só é proporcionado pela troca experiências.

3 - É possível. No entanto, vivemos numa sociedade da informação onde tudo é tão rápido, pois somos "bombardeados" diariamente por informações. Sabemos que informação não é sinônimo de conhecimento, atualmente contamos com uma grandiosa quantidade que não caminha paralelamente com a qualidade. Enfim, a participação da população é indispensável, mas se a mesma acontecer conscientemente, e num processo onde todos possam se envolver de forma mais igualitária, pois vivemos num mundo altamente desigual, numa globalização perversa e excludente e não na famosa aldeia global que acaba sendo um mito.

4 - Penso numa aula que poderá ser desenvolvida a partir de uma análise de música. Inicialmente o aluno perceberá como a música é um recurso que favorece na relação ensino-aprendizagem. Em seguida, através de links e hiperlinks o mesmo construirá o seu conhecimento pesquisando as palavras que mais os chamaram atenção dentro da letra da música. Compreendendo que a música é feita dentro de um contexto socioeconômico, cultural, político e, principalmente, histórico que os próprios alunos e professores estão inseridos.

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