A produção na escola

A História:
 
A escolha da história, é o primeiro passo da nossa organização aqui. É importante ressaltar que devemos estimular a leitura de coleções na sala de leitura, ou a escrita pelos próprios alunos. Trabalho para que a história fique com no máximo uma folha de caderno, com início, meio e fim. Dessa forma o filme ficará entre 5 e 10 minutos. Solicitar que a história (redação) do aluno seja revista pelo professor de língua portuguesa, assim ela também será uma atividade disciplinar.
 
Exemplo:
 
 
Roteiro:
 
Depois da história escrita, o aluno aprende a roteirizá-la. Dessa forma ele estará novamente escrevendo a sua história, só que na linguagem de audiovisual. Ele percebe também a dificuldade que temos de colocar certas "cenas" da história dele na tela. Resultando numa dinâmica cerebral de acertos, correções e adaptações muito importante para o desenvolvimento de atitudes, liderança e formação de grupos.
 
Veja como ficou a história anterior do exemplo:
 

 


          CENA 00 - CAçADOR NA SELVA - EXTERIOR
          Nesta cena o caçador estará andando pelo mato a procura da
          onça. Em vários planos. Quando de repente ele encontra o
          indio encostado na árvore.
                              CAÇADOR:
                    Vou perguntar ao rapaz se ele sabe
                    aonde está a onça.
          CENA 01 - INDIO NA ÁRVORE - EXTERIOR
          A câmera vai filmando o índio desde os pés até a cabeça e dá
          um close no mp3, na bermuda de tactel e na orelha, com
          apenas uma pena.
          CENA 02 - CAÇADOR NA SELVA - EXTERIOR
          Em plano geral, o caçador se aproxima do índio e pergunta se
          sabe aonde está a onça.
                              CAçADOR
                    Você sabe identificar rastro de
                    onça?
          CENA 03 - íNDIO ESCUTANDO MP3 - EXTERNA
          Índio escutando mp3, música alta. Close na mão segurando o
          mp3, close na orelha com fone e um brinco de pena, calção
          estampado encostado na árvore. Música toma conta da cena.
                              CAÇADOR:
                    Ei, você sabe identificar rastro de
                    onça?
                              INDIO:
                    [Tira o fone do ouvido] o quê?
                              CAÇADOR:
                    Você sabe identificar rastro de
                    onça?
                              INDIO:
                    Não. Quem sabia era o meu avô. O
                    cacique da tribo. Além do mais, a
                    onça está quase extinta.
                              CAÇADOR:
                    Você é um índio?
                              INDIO:
                    Sou. Não está vendo a pena aqui na
                    minha orelha?
                              CAÇADOR:
                    Só isso de pena! Escutando mp3 e
                    usando bermuda de tactel?
                              INDIO:
                    Sim, qual o problema? Indio tambem
                    gosta de novidades. De tecnologias.
                    De chuveiro que esquenta água.
                              CAÇADOR:
                    Aonde está o seu arco e flexa pra
                     que você usa pra caçar?
                              INDIO:
                    Indio nao caça mais, agora é só ir
                    no açougue e comprar a carne
                    limpinha, sem aquele sangue todo
                    jorrando, nojento!
                              INDIO:
                    Você não tem vergonha não?
                              CAÇADOR:
                    De que?
                              INDIO:
                    De matar animais por esporte.
                              CAÇADOR:
                    Na verdade, eu nunca matei uma
                    onça.
                              INDIO:
                    Os animais estão ameaçados de
                    extinção por causa de vocês
                    caçadores.
                              CAÇADOR:
                    Por minha causa nada, é o
                    aquecimento global.
                              INDIO:
                    Pode ser também, vi na televisão
                    que o planeta passa por esses
                    ciclos de quente e frio mesmo
                    de 20 em 20 mil anos.
                              CAÇADOR:
                    Sei, você é bem informado mesmo
                    heim.
                              INDIO:
                    Estou estudando as TIC´s pela
                    internet.
                              CAÇADOR:
                    O que?
                              INDIO:
                    As tecnologias da informação e
                    comunicação, tudo via computador.
                              CAÇADOR:
                    Deixa eu ir, sabe. Você está muito
                    tecnológico pro meu gosto.
          CENA 04 - SELVA - EXTERIOR
          O Caçador começa a sair para procurar a onça.
                              INDIO:
                    Pra onde você está indo? A onça
                    está pra cá. Mas que tipo de
                    caçador é você rapaz?
          CAÇADOR:(INDO EMBORA EM OUTRA DIREçãO)
                    Eu te perguntei se sabia achar o
                    rastro de uma onça, não disse que
                    queria encontrá-la.
                              INDIO:
                    Ah! entendi, homem branco é um
                    fracote mesmo. Coragem fica só na
                    vontade.
                              CAÇADOR:
                    Indio e MP3 e estudando TIC TIC é
                    mole.
                              INDIO: [GRITA]
                    Troca essa arma por um NETBOOK,
                    você vai aprender muito mais e não
                    corre risco de morrer!
                              CAÇADOR:
                    TIC TIC, é mole.
                     DE REPENTE O CAçADOR ESBUGALHA OS OLHOS, ESCUTA O SOM DA ONçA E GRITA: AI MEU
                              DEUS, TO FERRADO!
                    SOM DA ONÇA E TERMINA O FILME.
                             
Fim
Créditos
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Esse exemplo mostra que a adaptação promove uma rica discussão e criatividade por parte dos alunos. Claro que o professor também deve participar, os alunos gostam quando os professores se envolvem em seus trabalhos, já vivenciei isso!

Filmagem:

Depois de todo esse trabalhão todo de escolha de história e roteirização, os alunos recebem informações de filmagem. Cuidados com a iluminação, com o som, o vento, e principalmente a dinâmica dos enquadramento de telas. Os planos diferentes quebram a monotonia da tela, muitos fazem vídeos de 5 minutos tudo em plano geral, distantes, com som baixo, e, isso pode comprometer todo o trabalho anterior. Converso com eles sobre a beleza do trabalho, sobre a organização e principalente sobre a responsabilidade de transmitir a mensagem do filme. Para aprender mais sobre os enquadramentos de tela veja no link abaixo:

Enquadramentos de tela

Edição:

Este é um momento de aprendizado técnico, onde o aluno que se identifica com a edição, deve juntar as cenas e fazer passá-las de maneira harmonioza, criativa e instigante na tela da TV. Nossa grande amiga e multiplicadora tecnológica Cristiane Nicotra encontrou uma ótima solução de edição no LINUX, o OpenShot. Agora teremos condições de sustentar com força essa prática pedagógica. Parabéns para Cristiane!

Resultado:

Já vimos a história original, já vimos a riqueza da adaptação no roteiro e agora vamos ver o vídeo. Pegue a sua pipoca click no link abaixo e aprecie. 

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