A produção na escola
A História:
A escolha da história, é o primeiro passo da nossa organização aqui. É importante ressaltar que devemos estimular a leitura de coleções na sala de leitura, ou a escrita pelos próprios alunos. Trabalho para que a história fique com no máximo uma folha de caderno, com início, meio e fim. Dessa forma o filme ficará entre 5 e 10 minutos. Solicitar que a história (redação) do aluno seja revista pelo professor de língua portuguesa, assim ela também será uma atividade disciplinar.
Exemplo:
Roteiro:
Depois da história escrita, o aluno aprende a roteirizá-la. Dessa forma ele estará novamente escrevendo a sua história, só que na linguagem de audiovisual. Ele percebe também a dificuldade que temos de colocar certas "cenas" da história dele na tela. Resultando numa dinâmica cerebral de acertos, correções e adaptações muito importante para o desenvolvimento de atitudes, liderança e formação de grupos.
Veja como ficou a história anterior do exemplo:
CENA 00 - CAçADOR NA SELVA - EXTERIOR
Nesta cena o caçador estará andando pelo mato a procura da
onça. Em vários planos. Quando de repente ele encontra o
indio encostado na árvore.
onça. Em vários planos. Quando de repente ele encontra o
indio encostado na árvore.
CAÇADOR:
Vou perguntar ao rapaz se ele sabe
aonde está a onça.
Vou perguntar ao rapaz se ele sabe
aonde está a onça.
CENA 01 - INDIO NA ÁRVORE - EXTERIOR
A câmera vai filmando o índio desde os pés até a cabeça e dá
um close no mp3, na bermuda de tactel e na orelha, com
apenas uma pena.
um close no mp3, na bermuda de tactel e na orelha, com
apenas uma pena.
CENA 02 - CAÇADOR NA SELVA - EXTERIOR
Em plano geral, o caçador se aproxima do índio e pergunta se
sabe aonde está a onça.
sabe aonde está a onça.
CAçADOR
Você sabe identificar rastro de
onça?
Você sabe identificar rastro de
onça?
CENA 03 - íNDIO ESCUTANDO MP3 - EXTERNA
Índio escutando mp3, música alta. Close na mão segurando o
mp3, close na orelha com fone e um brinco de pena, calção
estampado encostado na árvore. Música toma conta da cena.
mp3, close na orelha com fone e um brinco de pena, calção
estampado encostado na árvore. Música toma conta da cena.
CAÇADOR:
Ei, você sabe identificar rastro de
onça?
Ei, você sabe identificar rastro de
onça?
INDIO:
[Tira o fone do ouvido] o quê?
[Tira o fone do ouvido] o quê?
CAÇADOR:
Você sabe identificar rastro de
onça?
Você sabe identificar rastro de
onça?
INDIO:
Não. Quem sabia era o meu avô. O
cacique da tribo. Além do mais, a
onça está quase extinta.
Não. Quem sabia era o meu avô. O
cacique da tribo. Além do mais, a
onça está quase extinta.
CAÇADOR:
Você é um índio?
Você é um índio?
INDIO:
Sou. Não está vendo a pena aqui na
minha orelha?
Sou. Não está vendo a pena aqui na
minha orelha?
CAÇADOR:
Só isso de pena! Escutando mp3 e
usando bermuda de tactel?
Só isso de pena! Escutando mp3 e
usando bermuda de tactel?
INDIO:
Sim, qual o problema? Indio tambem
gosta de novidades. De tecnologias.
De chuveiro que esquenta água.
Sim, qual o problema? Indio tambem
gosta de novidades. De tecnologias.
De chuveiro que esquenta água.
CAÇADOR:
Aonde está o seu arco e flexa pra
que você usa pra caçar?
Aonde está o seu arco e flexa pra
que você usa pra caçar?
INDIO:
Indio nao caça mais, agora é só ir
no açougue e comprar a carne
limpinha, sem aquele sangue todo
jorrando, nojento!
Indio nao caça mais, agora é só ir
no açougue e comprar a carne
limpinha, sem aquele sangue todo
jorrando, nojento!
INDIO:
Você não tem vergonha não?
Você não tem vergonha não?
CAÇADOR:
De que?
De que?
INDIO:
De matar animais por esporte.
De matar animais por esporte.
CAÇADOR:
Na verdade, eu nunca matei uma
onça.
Na verdade, eu nunca matei uma
onça.
INDIO:
Os animais estão ameaçados de
extinção por causa de vocês
caçadores.
Os animais estão ameaçados de
extinção por causa de vocês
caçadores.
CAÇADOR:
Por minha causa nada, é o
aquecimento global.
Por minha causa nada, é o
aquecimento global.
INDIO:
Pode ser também, vi na televisão
que o planeta passa por esses
ciclos de quente e frio mesmo
Pode ser também, vi na televisão
que o planeta passa por esses
ciclos de quente e frio mesmo
de 20 em 20 mil anos.
CAÇADOR:
Sei, você é bem informado mesmo
heim.
Sei, você é bem informado mesmo
heim.
INDIO:
Estou estudando as TIC´s pela
internet.
Estou estudando as TIC´s pela
internet.
CAÇADOR:
O que?
O que?
INDIO:
As tecnologias da informação e
comunicação, tudo via computador.
As tecnologias da informação e
comunicação, tudo via computador.
CAÇADOR:
Deixa eu ir, sabe. Você está muito
tecnológico pro meu gosto.
Deixa eu ir, sabe. Você está muito
tecnológico pro meu gosto.
CENA 04 - SELVA - EXTERIOR
O Caçador começa a sair para procurar a onça.
INDIO:
Pra onde você está indo? A onça
está pra cá. Mas que tipo de
caçador é você rapaz?
Pra onde você está indo? A onça
está pra cá. Mas que tipo de
caçador é você rapaz?
CAÇADOR:(INDO EMBORA EM OUTRA DIREçãO)
Eu te perguntei se sabia achar o
rastro de uma onça, não disse que
queria encontrá-la.
Eu te perguntei se sabia achar o
rastro de uma onça, não disse que
queria encontrá-la.
INDIO:
Ah! entendi, homem branco é um
fracote mesmo. Coragem fica só na
vontade.
Ah! entendi, homem branco é um
fracote mesmo. Coragem fica só na
vontade.
CAÇADOR:
Indio e MP3 e estudando TIC TIC é
mole.
Indio e MP3 e estudando TIC TIC é
mole.
INDIO: [GRITA]
Troca essa arma por um NETBOOK,
você vai aprender muito mais e não
corre risco de morrer!
Troca essa arma por um NETBOOK,
você vai aprender muito mais e não
corre risco de morrer!
CAÇADOR:
TIC TIC, é mole.
TIC TIC, é mole.
DE REPENTE O CAçADOR ESBUGALHA OS OLHOS, ESCUTA O SOM DA ONçA E GRITA: AI MEU
DEUS, TO FERRADO!
SOM DA ONÇA E TERMINA O FILME.
DEUS, TO FERRADO!
SOM DA ONÇA E TERMINA O FILME.
Fim
Créditos
***************
Esse exemplo mostra que a adaptação promove uma rica discussão e criatividade por parte dos alunos. Claro que o professor também deve participar, os alunos gostam quando os professores se envolvem em seus trabalhos, já vivenciei isso!
Filmagem:
Depois de todo esse trabalhão todo de escolha de história e roteirização, os alunos recebem informações de filmagem. Cuidados com a iluminação, com o som, o vento, e principalmente a dinâmica dos enquadramento de telas. Os planos diferentes quebram a monotonia da tela, muitos fazem vídeos de 5 minutos tudo em plano geral, distantes, com som baixo, e, isso pode comprometer todo o trabalho anterior. Converso com eles sobre a beleza do trabalho, sobre a organização e principalente sobre a responsabilidade de transmitir a mensagem do filme. Para aprender mais sobre os enquadramentos de tela veja no link abaixo:
Enquadramentos de tela
Edição:
Este é um momento de aprendizado técnico, onde o aluno que se identifica com a edição, deve juntar as cenas e fazer passá-las de maneira harmonioza, criativa e instigante na tela da TV. Nossa grande amiga e multiplicadora tecnológica Cristiane Nicotra encontrou uma ótima solução de edição no LINUX, o OpenShot. Agora teremos condições de sustentar com força essa prática pedagógica. Parabéns para Cristiane!
Resultado:
Já vimos a história original, já vimos a riqueza da adaptação no roteiro e agora vamos ver o vídeo. Pegue a sua pipoca click no link abaixo e aprecie.