Atividade I

Quem sou como professor e aprendiz?

Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo. Nessa produção, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese, desenvolvendo um pequeno texto que poderá ser lido pelos colegas, e também poderá escolher dois ou três textos dos colegas para comentar.

Pontos para sua reflexão:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?

Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?

Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?

Ouço suas idéias?

Aprendo com os alunos?

Com os colegas?

Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?

Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

 

Escreva seu texto no campo comentários.


Tópico: "Quem sou eu como professor e aprendiz?"

Data: 01/09/2011

De: rose rodrigues

Assunto: comentário sobre o video do profº e Dr ladislau

Realmente, temos que melhorar e especializar; para que possamos fazer a diferença, importante que a maioria tenha acessibilidade aos cursos e as tecnologias. O profissional necessita conscientizem das novas tecnologias e informações no mundo em qualquer idade.

Itens: 1 - 1 de 1

Novo comentário

ATIVIDADE 2

Registrando a própria reflexão

 

Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento. O processo de aprendizagem precisa ser contínuo e, para isto, devemos nos preparar para aprender a aprender e para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a própria prática. O aprendizado ao longo da vida pode acontecer de maneira formal em cursos de formação, no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência com seus pares, na interação com os alunos e com outros atores que buscam novas compreensões sobre o fazer pedagógico, na leitura de textos sobre a prática profissional, na participação em congressos e seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades.

Registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Sempre que surge uma nova tecnologia, por algum tempo as pessoas ficam deslumbradas diante da novidade.

 

Junte todas as questões de maneira sequencial e produza uma reflexão no editor de textos sobre as questões abaixo. Depois dicuta com os cursistas as suas reflexões. No final copie do editor de textos e cole sua reflexão em um campo de discussão do fórum para registrar.

 


1 - O que será que a tecnologia oferece de novo?


2 - Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?


3 - Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos?

 

4 - Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?

 

5 - Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?

 

6 - E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

  

 

https://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=szNSCklQnWY

 

ATIVIDADE 2

Data: 01/09/2011

De: Fernanda Santana

Assunto: Temos que organizar os conhecimentos

Hoje em dia os alunos chegam na escola com uma gama de conhecimentos, através da televisão, internet e etc. É na sala de aula que reunimos os pensamentos, culturas, aprendizados, vivências diferenciadas de cada um. Para isso, temos que aproveitar esses conhecimentos e fazer com os nossos alunos uma técnica de ensino com uma melhora interação entre o aluno dando a ele um maior interesse em aprender de forma prazerosa no contexto tecnológico e não só o conteúdo. Enfim, temos que lançar mão da organização de novos conhecimentos.

Data: 25/08/2011

De: Elizabeth Leal Guimarães

Assunto: Atividade 2

Sabemos que a tecnologia vem trazendo grandes avanços na Educação,oferecendo uma gama enorme de informações,levando a um crescimento da aprendizagem de forma mais prazerosa e inovadora, a universo de possibilidades de ensinar e aprender.
Diante de tanto tecnologia faz-se necessário modificar a prática pedagógica,pois caso contrário o ensino será fadado ao fracasso,pois enquanto professor temos que aprimorar os nossos conhecimentos,buscar novas práticas de ensino,nos capacitar continuamente para oferecer aos alunos um serviço de mais qualidade e com aprendizagem mais significativa a realidade.
A tecnologia pode trazer várias contribuições para aprendizagem dos alunos como um amplo universo de informações,atualizações de fatos,aproximação entre os alunos ,ampliação da linguagem escrita,melhorando a produção textual dos alunos,inovações de idéias,tornar o aluno um cidadão crítico que sabe expressar as suas idéias e opiniões,trazer um ambiente mais atrativo e prazeroso dando um significado mais real aos conteúdos das disciplinas trabalhadas pelo professor.
Infelizmente a escola vem trabalhando de forma incoerente com a realidade dos nossos alunos,ainda numa prática do quadro e giz,não estimulando os alunos,não sendo atrativa para a aprendizagem dos seus usuários,que são os alunos.
A aprendizagem dos professores,gestores e alunos para utilizar as novas tecnologias tem sido bem reduzida,pois deveria haver um maior desempenho dos profissionais da educação em querer investir na sua formação,com isto o processo de ensino se torna estagnado,não trazendo avanços na aprendizagem.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Atividade 2

Diante de tanta informação disponível hoje na internet, devemos instruir para que uma pesquisa seja feita com responsabilidade, que os dados sejam comparados com mais de uma pesquisa, e isso é uma boa boa orientação. Devemos fazer boas cabeças e não encher as cabeças. O que acha?

Data: 25/08/2011

De: Adir

Assunto: Atividade 2

Estamos vivendo num mundo tecnológico, onde as mudanças acontecem a todo instante. O computador e a internet vem somar como mais uma ferramente de trabalho para o professor.Proporciona um leque enorme de informações (conhecimento) que facilita na sua prática diária. Mas para uso desses recursos é necessário que o professor se capacite, busque se informar desse novo recurso. Não se faz necessário mudar sua prática pedagógica mas buscar adaptar a essa nova realidade.
A tecnologia na escola desperta um grande interesse nos alunos visto que para eles é muito mais comodo e divertido desenvolver uma atividade no computador do que ler e escrever em um caderno.
A escola hoje busca conscientizar seus profissionais para essa realidade mostrando a necessidade da capacitação de todos.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Atividade 2

Olá adir! Esclarece seu pensamento: "Não se faz necessário mudar sua prática pedagógica mas buscar adaptar a essa nova realidade". Como não mudar mas se adaptar?

Data: 01/09/2011

De: Adir

Assunto: Re:Re:Atividade 2

Na verdade o professor vai mudar sua pratica sim...quero dizer que ele não precisa descartar toda sua experiência mas transformá-la (adaptá-la ao anovo), ou seja mudar.

Data: 25/08/2011

De: ROSE RODRIGUES

Assunto: ATIVIDADE 02

o texto faz refletir muito sobre o futuro da escola e dos nossos alunos, de onde virá a mudança, no mundo frenético que estamos vivendo e que faremos para atingir nossos alunos com um aprendizagem que realmente seja de conhecimento e interesses que são outros. Enquanto a escola não consegue acompanhar, as informações, comunicações e própria tecnologia, ainda temos as famílias com posturas diferentes. Atualmente, um bebê nasce e possui um novo processo de desenvolvimento, diferente de um bebê que nasceu a 20 anos atrás. Porém a escola continua tentado no quadro, no caderno e com regras muitos rígidas.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:ATIVIDADE 02

E quanto as práticas pedagógicas? As de 20 anos atrás servem para hoje?

Data: 25/08/2011

De: Fernanda Santana

Assunto: atividade 2

É preciso que o profissional de educação esteja sempre antenado nas novas tecnologias, para isso, todo educador que se envolva nas suas propostas pedagógicas visando métodos tecnológicos diferenciados têm que ter a preocupação de uma visão ampla de respostas.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:atividade 2

A tecnologia é uma facilitadora, potencializadora na hora de mostrar os conteúdos trabalhados. O que acha?

Data: 25/08/2011

De: Maria Conceição Moura Cedro

Assunto: Atividade 2

A velocidade das mudanças que ocorrem na sociedade está aumentando rapidamente. O avanço tecnológico toma cada dia mais evidente a necessidade de crianças e jovens estarem preparados para lidar com o tipo de informação presente na sociedade atual.
Graças a essas novas tecnologias de informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos. Pois as novas tecnologias da informação é muito mais volátil e flexível.
Com essas mudanças na sociedade de hoje, há necessidade de mudanças na prática pedagógica para que a escola possa enfrentar os novos desafios que lhe são colocados.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Atividade 2

Olá Maria! Muito bom o que você escreveu! "Graças a essas novas tecnologias de informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos". Mas me explica o que é informação volátil?

Data: 25/08/2011

De: SIBELE S. R. RIBEIRO

Assunto: Atividade 2

Acredito que devemos estar consciente que a tecnologia está presente no nosso dia a dia e devemos nos envolver, aprimorar e nos informar, além de interagirmos com estratégias que facilitem a capacidade de aprendizagem. A tecnologia proporciona a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, além de divulgá-lo e compartilhá-lo. Assim nos proporcionando recursos, informações e conhecimento. E para o professor é de grande importância o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e se desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica . Enfim, o recurso tecnológico é importante para melhor transmitirmos, projetarmos com melhor facilidade na aprendizagem dos alunos.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Atividade 2

Olá Sibele! Você tocou num ponto bem bacana, "produzir, divulgar e compartilhar", o blog na escola e na sala de aula proporciona isso. O professor Edgar faz oficina de microcontos com os alunos no blog da escola. No início eles não levam a sério, mas depois eles percebem que podem fazer algo de útil e começam a usar com seriedade, e, a publicação começa por parte dele.

Data: 25/08/2011

De: Sandra Pamponet Rodrigues

Assunto: Atividade 2

Estamos num mundo dominado pelas tecnologias. As mídias fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, e principalmente de nossas crianças. Com certeza precisamos focar nosso trabalho utilizando estratégias mais acessíveis e conhecidas pelos alunos.
A Escola atual não tem utilizado destes recursos em seu cotidiano. O material didático continua resumido a quadro, caderno e livros. E as novas tecnologias podem trazer novos recursos para a Escola, pois são instrumentos velhos conhecidos de nossos alunos.
É necessário que nossas Escolas sejam equipadas com essas mídias( computadores, internet, dvds dirigidos,laboratórios de informática, etc) e profissionais capacitados. A Escola e o aprendizado tornaria-se mais prazerosa e os sujeitos desta aprendizado participantes do processo de construção de seu conhecimento.

Data: 31/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Atividade 2

Muito interessante:" o aluno participar da produção do conhecimento". Como alguns especialistas dizem estamos numa sociedade de transição, os profissionais estão se capacitando.

Data: 25/08/2011

De: Aline Maia do Nascimento

Assunto: atividade 2

Utilizar as tecnologias não é apenas utilizar técnicas é também refletir sobre o que se pretende ensinar. Nos dias atuais temos novas maneiras de ver e pensar o mundo dentro da era digital.É necessário mudar a nossa prática pedagógica frente ao turbilhão tecnológico. A tecnologia nos dá a oportunidade de múltiplas maneiras de estudar um mesmo assunto. De um lado a escola tenta se adequar ao modelo tecnológico atual,porém as barreiras impostas pelo sistema são muitas. Para os alunos é muito prazeroso o uso de qualquer recurso tecnológico. A aprendizagem acontece de maneira muito mais fácil com o uso tecnológico.

Data: 25/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:atividade 2

Por que a tecnologia facilita o aprendizado do aluno?

Data: 25/08/2011

De: SHIRLEY MOTTA

Assunto: Atividade 2

A Tecnologia aproxima as pessoas, conectando culturas diferentes, trazendo múltiplas possibilidades na vida pessoal, profissional e social. É necessário a mudança na prática docente, sabendo aproveitar essas tecnologias na educação. Além de uma forma atrativa e motivadora para a aprendizagem dos alunos, a tecnologia enriquece a prática docente com diversos mecanismos. É necessário que orientemos nossos alunos para o uso dessas tecnologias a seu favor, não somente como meio de entretenimento e diversão, alertando que a internet por exemplo oferece vários perigos. Porém a escola ainda não utiliza todo o potencial dessas tecnologias no cotidiano. Falta informação e formação, falta abertura para o novo, porque essas tecnologias ampliam e muito nossas possibilidades em sala de aula, contribuindo assim para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Data: 25/08/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Atividade 2

Por que a escola ainda não utiliza todo o potencial dessas tecnologias no cotidiano? Por que não quer ou não sabe?

Data: 22/08/2011

De: EDUARDO PINTO

Assunto: DISCUSSÃO SOBRE O TEXTO ABAIXO

“As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico”
(Dowbor, L., 2001)

Itens: 1 - 21 de 21

Novo comentário

ATIVIDADE 3

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho: “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)

 

Escreva abaixo no campo "comentários" suas reflexões sobre o vídeo assistido.

Tópico: Atividade 3

Data: 22/09/2011

De: roserodrigues

Assunto: reflexao sobre video

O vídeo passa a realidade que já estamos vivendo, as firmas precisam fazer cursos extras para seus funcionários com objetivos de acompanhar a evolução maquinas que são necessárias no trabalho industrial. Como o mundo do petróleo, que é maior área da evolução tecnológica onde há grande falta de mão de obra. Pois a escola não esta preparada para acompanhar ou organizar tanto conhecimento e ensiná-lo.

Data: 01/09/2011

De: Maria

Assunto: Educação e Tecnologia

Vivemos em uma sociedade de aprendizagem.
Essa desafiadora situação exige nova capacidades mentais e habilidades gerais de comunicação. A escola, quanto instituição local, não poderia deixar de acompanhar estas transformações.
Ao pensar a educação como espaço de sociabilização e a escola como instrumento capaz de colocar a sociedade em contato com o conhecimento sistematizado requer um olhar mais abrangente. É preciso que haja, nesse processo o envolvimento de novas formas de ensinar e aprender.
Buscar propor, por meio de atividades significativas, situações que leve o aluno a explorar suas potencialidades.
Enfim, a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje.

Data: 01/09/2011

De: Elizabeth Leal Guimarães

Assunto: Educação e Tecnologia

Atualmente a educação num sentido mais abrangente necessita ser repensada a sua dinâmica,pois estamos numa sociedade em busca desenfreada do conhecimento.A densidade de conhecimento vem aumentando diariamente,em todas as áreas,envolvendo novas tecnologias,portando devendo a escola repensar a sua prática pedagógica.
Faz-se necessário que a escola seja menos conteudista,mas sim com um currículo mais significativo,ou seja contextualizado,devendo as informações apresentarem conexões com a realidade do aluno,com articulações e consolidações dos conhecimentos,levando o aluno a articular o seu conhecimento adquirido as novas tecnologias,fazendo uma rede de informações articuladas a realidade de mundo.

Data: 01/09/2011

De: Adir

Assunto: Atividade 3

Realmente hoje em dia se faz necessário uma educação mais de vivencia do mundo do que conteudista. Estamos vivendo num mundo de grandes transformações tecnológicas em todas as áreas onde as informações chegam a todo instante em grandes proporções.

Data: 01/09/2011

De: Sibele da Silva Reis Ribeiro

Assunto: Educação e Tecnologia

A Educação e a Tecnologia devem andar juntas para que a aprendizagem do aluno flua com melhor entendimento e conhecimento. Tanto a escola e a educação devem refletir e se organizar para que seja favorável a compreensão, o desenvolvimento de capacidade de ler e de interpretar de um todo do mundo do aluno, preocupando-se em estimular o seu conhecimento, e "aproveitar" a sua vivência, o seu dia a dia e aprender a ter acesso para se ter melhores informações. A escola deve estar envolvidos a ensinar, aprender e de desenvolver currículos ligados a sociedade tecnológica. A evolução tecnológica é rápida e dinâmica, e a educação deve dar acesso e interagir para que se atualize, ampliando conhecimento.

Data: 01/09/2011

De: Fernanda Santana

Assunto: Organizar novos conhecimentos

Hoje em dia os alunos chegam na escola com uma gama de conhecimentos, através da televisão, internet e etc. É na sala de aula que reunimos os pensamentos, culturas, aprendizados, vivências diferenciadas de cada um. Para isso, temos que aproveitar esses conhecimentos e fazer com os nossos alunos uma técnica de ensino com uma melhora interação entre o aluno dando a ele um maior interesse em aprender de forma prazerosa no contexto tecnológico e não só o conteúdo. Enfim, temos que lançar mão da organização de novos conhecimentos.

Data: 01/09/2011

De: Vanessa Mello

Assunto: reflexões sobre o vídeo assistido

O vídeo pode me mostrar o quanto ainda sou conteudista ,ou seja o quanto ainda sigo o sistema e o professor Ladislau,nos fala que devemos preparar os alunos para a vida ,tornando-os cidadãos ativos e que também é preciso articular os meios de comunicação com a educação.

Data: 01/09/2011

De: Aline Maia do Nascimento

Assunto: Reflexões sobre o vídeo assistido

No vídeo assistido tive a oportunidade de repensar sobre minha prática, que por muitas vezes se passa por conteudista e menos formadora.O professor Ladislau falou da importância em formar os alunos para a vida.Falou da importância de se adequadar os programas de televisão à educação.Achei pouco claras algumas das colocações do professor.







Novo comentário

Atividade 4 

 

No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida. Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas. A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.

 

 

E a escola, como se coloca diante deste novo panorama da sociedade?

O que mudou na escola na última década, no sentido de atender a essas novas demandas?

E você, professor, como se sente diante deste novo desafio?

 

A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?

O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento e divulgá-lo/compartilhá-lo. Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso às TIC, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano. Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar e ordenar, o que se aproxima das características da concepção de gestão.

Tópico: ATIVIDADE 4

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário