Para incentivar a leitura e pesquisa nos laboratórios de informática das escolas, valorizando a autoria e a construção, o aluno precisa saber filtrar e montar a sua pesquisa. Precisamos evitar a pesquisa solta, poderemos sempre indicar os sites na escola, na aula, no quadro e pedir para que o aluno faça a leitura e construa a sua reflexão. Assim tanto o professor como o aluno saberão do que estão falando. Quando o professor solicita apenas a pesquisa, não oferecendo sites, o professor terá que fazer uma leitura ampla de todos os trabalhos. Claro que a pesquisa com sites indicados fica um pouco fechada, mas estamos por enquanto ensinando a pesquisar e sintetizar idéias. Leiam o texto abaixo e respondam as questões seguintes.

 

SITE DE INFORMAÇÃO É CONDENADO POR DANOS MORAIS

O IG (Internet Group do Brasil) foi condenado pela 47ª Vara Cível do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou textos do autor, que escreve para o concorrente Cocadaboa. A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que, ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contrafração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria. “As modificações dadas possuem, claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto, se verifica que, naqueles veiculados pelo IG, nenhuma alteração substancial foi feita. Não há demonstração de criatividade”, afirmou a magistrada. Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que, nesse caso, o meio de informação (Internet) não torna a obra anônima e nem retira do seu autor o direito sobre a mesma. “A Internet aqui funcionou somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que a lei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou não sua reprodução”, finalizou.

Fonte: RIO DE JANEIRO (Estado). Tribunal de Justiça. Site de informação é condenado por danos morais. (Retirado do material do cursista Proinfo I)

********************************************************************************************************************************

FUNDADOR DA Wikipédia ALERTA UNIVERSITÁRIOS SOBRE RISCO DE ERRO

Jimmy Wales, fundador da enciclopédia online Wikipedia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site – muitas vezes erradas –para fazer seus trabalhos. “Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia”, afirmou Wales, segundo o site “The Register”. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipédia prejudicou suas notas. “Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipédia que estavam erradas”, exemplificou o fundador, citando um e-mail. O “The Register” afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade. Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipédia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.

Fonte: FUNDADOR da Wikipedia alerta universitários sobre riscos de erro. Folha Online, 16 jun. 2006. Informática. Disponível em: (Material do cursista Proinfo I)

 

1 - O que acham? A pesquisa deve ser fechada com sites indicados pelos professores ou livre?

2 - A pesquisa livre pode acarretar em "copiar e colar"?

3 - Quando o "copiar e colar" é válido?

 

Pesquisar, copiar e colar. É assim que se faz?

Data: 03/06/2011

De: Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves

Assunto: Aluno e pesquisa, como fazer?

1 - Acredito que depende da intenção do professor no que diz respeito a sua prática e que o mesmo deseja que o aluno alcance na pesquisa. Entendo que deixar livre possiblita mais autonomia para os educandos, já que proporciona um ambiente vasto de conteúdos, onde quem pesquisa irá selecionar o que lhe interessa na construção do seu trabalho. No entanto, quando se trata de um projeto que envolva temas específicos, vejo que o direcionamento do professor é indispensável para que os resultados sejam alcançados, contribuindo para um trabalho de qualidade.

2 - Penso que sim.Mas entendo que qualquer pesquisa pode acarretar "copiar e colar", seja orientada ou livre. O que deve ser trababalhado é a construção da consciência do aluno, isto é, a prática do professor associada ao ensino das TIC's. Com isso, os alunos, gradativamente, irão amadurecer nas suas pesquisas e produções, percebendo que nem toda informação é conhecimento.

3 - É válido e construtivo a partir do momento que os educandos percebam que podem relacionar os textos que a internet proporciona com suas opiniões e visões de mundo. Nesse contexto, vejo que na produção de um trabalho nada impede que os alunos possam "beber de várias fontes" para elaborarem seus trabalhos, pois é uma aprendizagem muito significativa e intesdisciplinar quando a pesquisa é bem fundamentada com conteúdos de fontes contextualizadas que devem ser concetadas ao conhecimento dos alunos.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Aluno e pesquisa, como fazer?

É legal quando um aluno lê um texto e se identifica com que está escrito, isso mostra que pelo menos ele fez uma relação entre ele e o escritor. Isso pode ser o início de uma formação de caráter, personalidade...

Data: 03/06/2011

De: Vanessa Gaviorno

Assunto: Uso da Internet na escola

Acredito que direcionar as pesqisas é importantíssimo, pois no dia-a-adia dos alunos não há horário para os hábitos de pesquisa e acúmulo de conhecimento. Eles, na maioria das vezes, entram em sites de relacionamento e jogos e não buscam conhecer melhor sites para pesquisa, por isso muitas vezes no recorte e cola, apresentam informações erroneas retiradas de sites pouco confiáveis.

Data: 03/06/2011

De: Danielli de Azevedo Campos

Assunto: uso da internet na escola

Com certeza deve ser livre, mas deverá haver uma indicação e orientação por parte dos professores. Pois os alunos são muito despreparados e tem ancia de fazer rapido.
O plagio é muito comum e deve ser totalmente evitado.

Data: 03/06/2011

De: Roberta Ramalho

Assunto: uso da internet na escola

Os alunos devem ser direcionados no trabalho de pesquisa, por isso acredito que os sites devem ser indicados pelos professores. Quando vamos em uma biblioteca pública fazer pesquisa sempre tem alguém para direcionar o local, os livros e não deve ser diferente na pesquisa feita pela internet.
Com certeza, pois a maioria dos alunos ainda não desenvolveu o habito de pesquisar e sim de copiar.
Quanto usamos para complementar um trabalho com a citação de um escritor relacionado ao assunto que estamos abordando, com as devidas referências.

Data: 27/05/2011

De: Adir

Assunto: Pesquisar, copiar e colar

O fato da pesquisa ser fechada ou aberta vai depender do obetivo que o professor quer chegar com essa atividade. Se a intenção é treinar o aluno a pesquisar, ler e sintetizar idéias e expor criticamente sobre um determinado assunto a pesquisa fechada é mais segura, pois fica mais facil do professor ter acesso ao texto pesquisado para fazer sua análise e ver se realmente o aluno alcansou o objetivo proposto.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Pesquisar, copiar e colar

Bacana, depende do objetivo que o professor quer chegar.

Data: 27/05/2011

De: LÉIA COUTINHO REZENDE

Assunto: PESQUISAR, COPIAR E COLAR. É ASSIM QUE SE FAZ?

1- ACREDITO QUE A INDICAÇÃO DE SITES É IMPORTANTE PARA DIRECIONAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESDE QUE SEJA PROPORCIONADO AO ALUNO A LIBERDADE DE ACESSAR OUTROS SITES TAMBÉM.
2- SE FOR UMA PESQUISA BEM DIRECIONADA PELO PROFESSOR NÃO IRÁ OCASIONAR O COPIAR E COLAR. TODA PESQUISA PRECISA SER DIRECIONADA, NÃO APENAS SOLICITADA. O PROFESSOR PRECISA DISPONIBILIZAR AOS ALUNOS PERGUNTAS SUBJETIVAS RELACIONADAS AO TEMA A SER PESQUISADO, LEVANDO O ALUNO A LEITURA E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DOS SITES.
3- QUANDO SE É DADO CRÉDITO AO AUTOR E QUANDO TRATA-SE DE UMA CITAÇÃO.

Data: 27/05/2011

De: clivaneide

Assunto: uso da internet na escola

Deve ser de livre escolha do estudante, cabendo a ele junto com o professor pinçar o que será usado ou não. Copiar e colar é válido desde que tenha a referência.

<< 1 | 2

Novo comentário