Redes sociais

 

No Brasil, as Redes Sociais cresceram rapidamente nos últimos anos devido ao sucesso de um site em especial – o Orkut. Você, provavelmente, já ouviu alguém comentando sobre ter uma página no Orkut, certo?

De forma ampla, Boyd e Ellison (2007) definem os sites de redes sociais como serviços baseados na web que possibilitam a uma pessoa:

 

  1. criar no sistema, de forma pública ou com algumas restrições de acesso, um conjunto de informações que a descrevem (perfil);

  2. articular uma lista de usuários com quem deseja estar conectada;

  3. ver e explorar as listas de relações de outras pessoas do sistema.

 

No Orkut, são diversas as funcionalidades divertidas e interessantes visando ao fortalecimento dos vínculos sociais. Dentre elas as principais são:

 

Perfil com foto e informações pessoais, profissionais e sociais;

Lista de amigos;

Espaço onde membros da rede podem deixar recados (scrap);

Publicação de fotos;

Partilha de vídeos;

Espaço para escrever depoimentos;

Aviso de data de aniversário de amigos;

Aviso sobre atualizações nas páginas dos amigos;

Possibilidade de ingressar em grupos de debate sobre determinados assuntos (comunidades).

 

Além desses recursos, vários outros são continuamente criados no Orkut para agradar aos adeptos do site. Por exemplo, foi lançado o recurso BuddyPoke, que permite que a pessoa crie um avatar e que interaja de diferentes formas com os avatares de amigos.

 

 

Boyd e Ellison (2007) destacam que essas redes costumam se estruturar entre pessoas que já tem vínculos (familiares, amigos, conhecidos). Assim, o que torna essas redes únicas não é o fato de possibilitarem o encontro de estranhos, mas de articularem e tornarem visíveis redes sociais já existentes. Dwyer et al. (2007) vão na mesma direção, apontando como propósitos de estruturação dessas redes: manter vínculos, manter os amigos informados sobre aspectos diversos de sua vida; manter-se informado acerca das atividades dos amigos, compartilhar fotos, apresentar uma vasta rede de relações e criar uma imagem idealizada.

 Nos estudos sobre as Redes Sociais, chama atenção também a ideia de que as pessoas ali buscam “capital social”. A noção de capital social“poderia ser entendida como: a capacidade de interação dos indivíduos, seu potencial para interagir com os que estão a sua volta, com seus parentes, amigos, colegas de trabalho, mas também com os que estão distantes e que podem ser acessados remotamente. Capital social significaria aqui a capacidade de os indivíduos produzirem suas próprias redes, suas comunidades pessoais. Na sociedade atual, parece que tudo pode ser analisado na perspectiva de valor econômico agregado, inclusive a quantidade de relações de uma pessoa.

 

Ora, as relações sociais passam a ser percebidas como um ‘capital’ justamente quando o processo de crescimento econômico passa a ser determinado não apenas pelo capital natural (recursos naturais), produzido (infraestrutura e bens de consumo) e pelo financeiro. Além desses, seria ainda preciso determinar o modo como os atores econômicos interagem e se organizam para gerar crescimento e desenvolvimento. A compreensão dessas interações passa a ser considerada como riqueza a ser explorada, capitalizada.” (COSTA, 2005, p. 239).

 

Dessa forma, além da busca de popularidade e prestígio no sentido afetivo, percebe-se que muitas pessoas buscam nas Redes Sociais contatos que possam ser úteis para promoção pessoal e/ou de determinados produtos e serviços. Assim, observa-se também a criação de perfis institucionais, inclusive de escolas.

No Brasil, falar de redes sociais ou de relacionamentos é praticamente sinônimo de Orkut. Mas, é importante que você saiba que o Orkut não é a primeira e nem a mais famosa rede desse tipo, se considerarmos o contexto global.

 

https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/04/escolas-publicas-de-nova-york-abrem-mao-dos-livros-e-usam-laptops.html

 

Questões para reflexão e discussão:

 

01 - Segundo o texto, como Boyd e Ellison (2007) definem os sites de redes sociais?

 

02 – O que você entende por “capital social”?

 

03 – Uma pessoal com grande capital social, seria aquela que devido ao seu grande poder de relação social, poderia estimular uma nova moda, e, com isso gerar um bem de consumo?

 

04 – Além da busca de popularidade e prestígio, o que mais as pessoas buscam nas redes sociais?

 

05 – Você participa de alguma rede social?

 

06 – Por questões de segurança, quantas fotos você possui na rede e isso é mesmo necessário?

 

Redes sociais

Data: 01/07/2011

De: Vanessa Mello

Assunto: redes sociais

Um conjunto de informações de forma pública ou restrita criados na web ,levando o usuario interagir com uma lista de pessoas e explorar a listas de relação de outras pessoas do sistema.
Capital social é capacidade das pessoas criarem a sua propria rede social e atraves dela interagir com outros.
Acredito que uma pessoa com uma grande capital social pode sim gera um bem de consumo porém influenciar de forma positiva depende dos seus objetivos.
Sim, participo do orkut e tenho algumas fotos da minha família,pois os pais de meu esposo moram em Recife e é uma forma deles acompanharem o crescimento do neto.

Data: 01/07/2011

De: Cléa

Assunto: Redes sociais






As redes sociais são utilizadas para que amigos em comum possam manter o vínculo de amizade através de contatos permanentes,pois na correria do dia a dia fica mas difícil o contato direto. Através também da rede podem mostrar fotos de fatos importantes na vida de cada um.
Acredito que tenha pessoas que utilizam a rede para se promoverem e criarem formas de suas idéias serem divulgadas e seguidas por outras.
Não, eu não participo de nenhuma rede social.





Data: 01/07/2011

De: Léia Coutinho Rezende

Assunto: Redes Sociais

São sites que propiciam a interação entre pessoas que fazem parte do ciclo de amizades de determinada pessoa.
Entendo que capital social é justamente a possibilidade dessas pessoas interagirem entre si, estimulando novos conceitos relacionados a elementos atuais da sociedade capitalista. A busca por novos conhecimentos, novas amizades e relacionamentos.
Participo de redes sociais, postando algumas fotos, apenas por curtição.

Data: 01/07/2011

De: Vanessa Gaviorno

Assunto: redes sociais

As redes sociais nos permitem interagir com o mundo.
Entendo que capital social é forma de manter as pessoas conctadas e interligadas a todo instante.Uma pessoa com grande capital social é capaz de influenciar as pessoas com suas ideias.
Nessas redes sociais as pessoas buscam aceitação em um determinado grupo, onde possam encontrar pessoas com características iguais as delas.
Eu participo de orkut e do facebook;
Tenho mais de mil fotos, mas uma grande parte delas são fotos de paisagens que conheci. Sei que não é vital ter todas essas fotos no orkut, mas as coloco para eu ver posteriormente, pois só coloco as fotos que mais gostei e quando sinto saudade dos passeios que fiz, acho mais fácil entrar no orkut e vê-las;

Data: 01/07/2011

De: Tarsiana Pereira de Almeida

Assunto: Redes Sociais

1-Como serviços baseados na web que possibilitam a uma pessoa ampliar o seu campo de relacionamento com pessoas conhecidas ou não.
2-Capital social é a interação que uma pessoa realiza com o maior número de indivíduos utilizando sa redes sociais.
3- Sim. Uma pessoa com grande influência poda ditar regras e arrastar muitos seguidores para o que lhe interessar,inclusive estimular uma nova regra.
4-Encontrar parceiros para relacionamentos sérios e aprender novas culturas.
5- Não participo de nenhuma rede social.
6- Não exponho.

Data: 01/07/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Redes Sociais

Tenho boas lembranças da rede social que participava, hoje não tenho mais.

Data: 01/07/2011

De: Adir

Assunto: Redes socias

Segundo Boyd e Ellison as redes sociais são ferramentas da internet que possibilitam os usuários trazerem os amigos já existentes no seu convívio social para o computador, trocando informações pessoais, fotos, videos, ... ou seja transformar as informações em algo "concreto" visual.
O capital social se forma com a sua capacidade de adquirir mais e mais amigos "seguidores" nada rede, esse fato o tornaria uma pessoa muito popular e admirada, muitas das vezes ditando moda e costumes para seus seguidores.
Além da popularidade e prestígio muitos buscam encontrar novos amigos, relacionamento (namorado (a)).
Participo de redes sociais como Orkut e Facebook ambos com muitas fotos, em torno de 300 a 400 todas restritas a apenas amigos.

Data: 01/07/2011

De: Roberta

Assunto: redes sociais

Serviços baseados na web que possibilitam criar no sistema um conjunto de informações de forma pública ou com restrições e interagir com uma lista de usuários e explorar a lista de relações de outras pessoas do sistema.
Capital social é a capacidade de interação dos individuos com outras pessoas através das redes sociais.
Acredito que nem todas pessoas que tem uma grande rede social podem estimular um bem de consumo, depende do objetivo da mesma.
Buscam ampliar o seu conhecimento, manter os laços de amizade com pessoas distantes.
Sim, participo e só possuo uma foto.

Data: 01/07/2011

De: Janaína Ribeiro

Assunto: Redes sociais

A tecnologia tem dado grandes e valiosos sinais de que veio para mudar a vida do ser humano, principalmente quando o assunto é informática e suas ramificações, a informatização do mundo representa uma grande virada de século e também uma grande virada de vida para aqueles que de forma direta ou indireta fazem parte da mesma. O computador hoje rege tudo o que “somos”, seja o nosso contato direto ou por tabela.Redes como o Twitter, Facebook, Orkut e blogs mostram força quando o assunto é a mobilização geral de todos em pról de um único assunto.

Data: 01/07/2011

De: Rafael Azevedo

Assunto: Redes sociais

Rede Social é uma das formas de interagir relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus grupos de interesses mútuos.
Na Rede há o compartilhamento de idéias entre pessoas com interesses e objetivos comuns e também valores a serem compartilhados. Desse modo, um grupo de discussão é composto por pessoas que possuem identidades semelhantes. Redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido esta possibilitar uma aceleração e vasto modo das idéias serem divulgadas e da integração de novos membros em busca de algo em comum.

1 | 2 >>

Novo comentário