CALC

Queremos iniciar esse reconhecimento do papel pedagógico das planilhas eletrônicas destacando a importância estratégica do trabalho de tratamento da informação. A coleta, a organização, a análise e a síntese dos dados, bem como sua comunicação utilizando tabelas, gráficos e outras representações, permite melhor ler a realidade e isso promove a construção de uma consciência crítica e cidadã (SKOVOSMOSE, 2001). O uso das planilhas pode viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações, o que confere mais seriedade e significação política aos trabalhos escolares. As atividades escolares podem deixar de ser de “mentirinha”, problemas inventados que são simplificados para que sejam exequíveis. As atividades escolares podem tornar-se análises de aspectos reais da vida dos alunos, mesmo que isso redunde em muitos dados, uma vez que, agora, com as planilhas, ficou mais simples tratá-los.
Uma turma de alunos que, junto com seu professor, resolva construir uma planilha do custo financeiro da manutenção de uma escola, analisando vários tipos de relações entre variáveis para pensar em como aperfeiçoar esses custos; ou uma escola que esteja monitorando dados ano a ano sobre as condições da água de um riacho próximo, e que depois resolva publicar um jornal a respeito disso para o bairro; ou uma turma de Ensino Médio que decida fazer uma análise do perfil do consumo energético do seu estado, projetando esse consumo a partir do crescimento populacional esperado, de modo a investigar se a planta de produção energética é sustentável. Esses são exemplos de projetos e de atividades que se tornam muito mais facilmente exequíveis a partir do uso dos aplicativos para tratamento da informação. 

 

RETIRADO DO MATERIAL DO PROINFO - INCLUSÃO DIGITAL - UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHA ELETRÔNICA - 2011

 

TRABALHANDO COM COLETA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS NA ESCOLA

Data: 14/11/2022

De: HeloAddise

Assunto: Hello. And Bye.

Hello. And Bye.

Data: 13/06/2011

De: Vanessa Gviorno

Assunto: Calc

É um programa que sabendo-se usar, pode dinamizar as aulas tornando-as mais interessante e facilitando as práticas docente em todas as disciplinas.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:Calc

Você aceita que a propriedade do CALC seja só dos professores de matemática? Seria possível fazer o uso deste programa em outras disciplinas?

Data: 10/06/2011

De: Janaina Ribeiro de Freitas

Assunto: Calc

O Cal é mais uma ferramenta que pode ser utilizada para tornar nossas aulas mais dinâmicas e significativa para os alunos. Porém é necessário o conhecimento para que a mesma funcione e assim possa alcançar seus objetivos.

Data: 10/06/2011

De: Adir

Assunto: Calc

Sem dúvida o programa pode e deve ser usado em outras disciplinas, facilita na correção de provas, cálculo de notas dentre outros. Mas falta a capacitação dos professores para fazerem uso do programa.

Data: 10/06/2011

De: Vanessa

Assunto: Calc

Toda ferramenta de trabalho pode e deve ser usada pelas diversas disciplinas com o objetivo de aprimorar a aprendizagem do aluno, porém necessitamos de
conhecimento para a melhor forma de utilizá-la.

Data: 10/06/2011

De: Cléa

Assunto: Calc

Acho que é muito interessante,prático e contém informações reais e completas. Após resolvidas as primeiras dificuldades com as planilhas, tornar-se muito prático e eficiente.

Data: 10/06/2011

De: Rafael Gomes Azevedo

Assunto: calc

Pode-se tratar com um variado número de informações, de forma fácil e rápida, principalmente se as mesmas fórmulas forem utilizadas por uma grande quantidade de dados.
Se houver necessidade de alterar algum número, as fórmulas em que ele estiver presente, por meio de seu endereço, serão automaticamente atualizadas.

Data: 30/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Re:calc

Você aceita que a propriedade do CALC seja só dos professores de matemática? Seria possível fazer o uso deste programa em outras disciplinas?

Data: 10/06/2011

De: Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves

Assunto: Uso do Calc

O calc nos é apresentado como mais uma ferramenta indispensável para trabalharmos com a informática na prática docente. Entendo que o seu uso deve ser, indiscutivelmente, estendido para todas as disciplinas, pois é um instrumento facilitador de aprendizagem.

Data: 10/06/2011

De: TARSIANA ALMEIDA

Assunto: CALC

Atualmente precisamos buscar inovações para dinamizar as aulas e prender a concentração dos alunos. O CALC como instrumento de trabalho é importante, pois vem enriquecer o processo de ensino aprendizagem do aluno e contribuir para a prática pedagógica do professor.

Data: 10/06/2011

De: Danielli de Azevedo Campos

Assunto: Calc

Adorei a ferramenta "Calc", achei muito fácil de utilizar, basta o professor de qualquer disciplina deixar a criatividade acontecer. As aulas ficarão muito mais dinâmicas e os alunos vão achar as provas muito mais interessantes.

Data: 10/06/2011

De: Cristiane Almeida

Assunto: CALC

O CALC é mais um instrumento para facilitar a prática pedagógica do professor e enriquecer o aprendizado do aluno, dinamizando as aulas e trazendo mais motivação e criatividade na aplicação das diversas disciplinas.

Data: 10/06/2011

De: Roberta

Assunto: Calc

Todo editor de trabalho que um programa nos oferece pode ser utilizado para diferentes disciplinas, o que nos falta é o conhecimento e criatividade para usá-lo.

Data: 10/06/2011

De: CLIVANEIDE

Assunto: CALC

MUITO BOM, POIS FACILITA A VIDA DO PROFESSOR ALÉM DE SER PRÁTICO EVITANDO GASTOS NA ELABORAÇÃO DAS PROVAS, TEMPO SOMANDO NOTAS E PROVAS MAIS CRIATIVAS

Data: 09/06/2011

De: Eduardo

Assunto: Calc

Você aceita que a propriedade do CALC seja só dos professores de matemática? Seria possível fazer o uso deste programa em outras disciplinas?

Data: 10/06/2011

De: Leonicia Leal

Assunto: Calc


A falta do conhecimento do programa impede que o mesmo seja usado de forma que ajude a dinamizar as aulas. Sem dívida o programa pode e deve ser usado em todas as disciplinas, com criatividade.

Novo comentário