POR QUE E COMO DEVEMOS USAR APRESENTAÇÕES DE SLIDES NA ESCOLA?

O uso das apresentações de slides é muito freqüente no mundo corporativo e também nas universidades e escolas privadas. A razão disso é simples, estas organizações têm acesso aos recursos necessários: o computador, o projetor multimídia, as telas de projeção.

Mas em alguns casos o uso se transformou em abuso. Pelo excesso mesmo! Alguns professores nunca mais chegam perto de um quadro de giz. Vamos analisar por que isto não é muito recomendável.

Há argumentos bem fortes contra este abuso. No Blog “Café Filosófico”, ligado à Universidade de Évora, o professor Renato Martins publicou um “post” onde afirma que assistir a aulas com este tipo de apresentação pode promover uma atitude preguiçosa e descompromissada dos estudantes.

É verdade, porque nessas aulas, em geral, os estudantes não precisam tomar nota de nada e nem há tempo para isso. Os slides são passados muito rapidamente. Os alunos assumem uma atitude passiva, como expectadores apenas.

Ele argumenta que “com o uso da lousa(quadro negro, verde ou branco), duas características são muito valiosas em termos didáticos. A primeira é o fato de o professor representar a figura central, e a lousa apenas um instrumento a seu serviço. A outra característica é que, na lousa, as informações aparecem passo a passo. Os desenhos, as equações, as definições etc., tudo é construído com o acompanhamento do aluno” (CINTRA, 2007).

Ele nos alerta que o uso inadequado dos slides (em número excessivo, poluídos de informação, com freqüência exagerada) muda a dimensão tempo na relação do professor com aluno e deste com o conhecimento.

Diz ainda o professor Cintra que “cada slide mostra todo o seu conteúdo de uma vez só. Esses slides auto-explicativos são projetados continuamente, sem interrupção, ofuscando o professor. Nessas condições, mesmo ótimos professores não conseguem dar boas aulas. Como refém da projeção, e sem chance de demonstrar o seu conhecimento e de cativar os alunos, o professor tem a sua atenção monopolizada pela tela de projeção e, por isso, geralmente se posiciona de costas para o seu público, tornando-se um mero coadjuvante” (CINTRA, 2007).

O professor Cintra recomenda que se você está usando os slides digitais como complemento da sua aula, então fuja dos slides auto-explicativos, pedindo que o foco volte a ser você, o professor, sendo os slides apenas um acessório. Outra recomendação é que não se privilegie a forma em detrimento do conteúdo. As possibilidades de recursos multimidiáticos acabam ofuscando a mensagem. É preciso cuidado! Em artigo publicado na revista digital “Língua UOL”, a professora de língua portuguesa da Faculdade de Informática e Administração Paulista, Ana Cláudia Moreira, concorda com estes aspectos. “A gente acaba acostumando mal os alunos. Quando havia só giz e lousa, as crianças escreviam mais. Hoje, os alunos estão acomodados. O professor passa o PowerPoint e depois passa para os alunos o arquivo. Há uma cobrança deles pelo arquivo, e aí deixam de escrever e anotar” (MOREIRA apud MURANO, 2009).

E o professor da Universidade Positivo de Curitiba, Ricardo Macedo, no mesmo artigo mencionado acima, sintetiza: “É uma ferramenta que complementa a educação, como um quadro-negro, um retroprojetor ou um livro ao alcance de um bom educador. Mas um professor que baseia suas aulas só nessa ferramenta comete um grave erro. É como comer um só tipo de alimento, por mais que possa ser bom, não nutre por completo” (MACEDO apud MURANO, 2009).

Então, ficou claro! Precisamos ter cuidado ao usar esta ferramenta. Nas escolas públicas, em geral isto não é um problema, até porque nestas escolas os recursos tecnológicos são escassos. Mas esperamos que isto mude no futuro, então é bom começar já a aprender com os erros dos outros, para não repeti-los, não é mesmo?

De todo modo, todos os autores citados concordam que, se bem utilizadas, as apresentações de slides digitais trazem a vantagem da agregação de imagens e sons criando um contexto muito mais envolvente do que apenas a fala do professor. E, trazem também a vantagem de destacar e dar ênfase aos pontos mais importantes de um  conteúdo.

IMPRESS

Data: 27/05/2011

De: clivaneide

Assunto: impress

É fácil de usar e dinâmico. Só deve ser usado com cautela para não saturar.

Data: 15/04/2011

De: Eucimar

Assunto: SLIDES NA ESCOLA

Concordo que o uso excessivo do computador como recurso didático é prejudicial de um modo geral, os alunos ficam acomodados e possivelmente improdutivos, as aula se tornam cansativas e muitas vezes não são compreendidas e o mediador do conhecimento deixa de ser o professor e passa a ser o tal recurso tecnológico. Alem do mas qualquer recurso didático que é explorado excessivamente prejudica a aprendizagem do alunado. De modo geral, os recursos didáticos para serem efetivos no intuito de auxiliar as aulas tem de ser variados.

Data: 15/04/2011

De: Simone

Assunto: slides

Acho importante para enriquecimento das aulas ,mas não sou a favor do uso repetitivo dessas ferramentas,pois os alunos ficam acomodados e desmotivados,as aulas se tornam cansativas e o papel do professor é de interagir com a turma constantemente na aprendizagem .

Data: 15/04/2011

De: Luciana

Assunto: Slides

Concordo, pois tudo o que é feito em excesso é prejudicial. O ser humano é bastante criativo e pode colocar em prática a sua criativadade para ajudar ao aluno à desenvolver aspectos de sua aprendizagem que vão além do apenas ouvir e não produzir nada.

Data: 08/04/2011

De: Ana Fátima

Assunto: Slides

Concordo plenamente, pois tudo que é demais cansa, satura e perde os reais objetivos.
O professor não pode abrir mão de uma prática por conta de uma novidade; tudo deve ser usado sob medida em prol de trazer melhorias no processo de ensino aprendizagem.

Data: 08/04/2011

De: Gizelia

Assunto: Slides

Na verdade tudo em excesso é prejudicial.
com certeza usar a mídia é importante, porém sempre a nosso favor nunca contra.O papel do professor deverá ser sempre mais importante do que a ferramenta utilizada por ele.

Data: 07/04/2011

De: Iracy

Assunto: slides


Realmente faz sentido o que se reporta o texto.
Devemos usar nossa criatividade para trabalhar com nossas crianças e adolescentes.Para que não passe a ser utilizada indiscriminadamente em sala de aula.
Devemos crescer com o progresso,mas não esquecer do tradicional.
Att,Iracy

<< 1 | 2

Novo comentário