Data: 17/06/2011

De: Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves

Assunto: Re:Wiki

1 - É, antes de tudo, buscar construir uma consciência crítica com base nas diferentes fontes de informação. Assim, compreendendo que o conhecimento é dinâmico e participativo, por isso está sujeito a constantes transformações dos mais variados atores sociais. A surpresa acaba sendo espontânea, cabe ao sujeito que está pesquisando ampliar suas fontes de pesquisa, se tratando de Wikipédia deve ficar sempre atento, já que é uma ferramenta de pesquisa produzida coletivamente e as informações serão aquilo que fizerem delas,ou seja, se apresentarão de acordo com as intensões/objetivos/cultura daquele que está escrevendo.

2 - Não só acredito como defendo que a construção coletiva é fundamental para a produção do conhecimento em rede, já que as TIC's possibilitam e intensificam o contato das pessoas e o debate de ideias. A partir das distintas realidades vividas pelas pessoas em seu cotidiano o conhecimento vai sendo contruindo, e isso só é proporcionado pela troca experiências.

3 - É possível. No entanto, vivemos numa sociedade da informação onde tudo é tão rápido, pois somos "bombardeados" diariamente por informações. Sabemos que informação não é sinônimo de conhecimento, atualmente contamos com uma grandiosa quantidade que não caminha paralelamente com a qualidade. Enfim, a participação da população é indispensável, mas se a mesma acontecer conscientemente, e num processo onde todos possam se envolver de forma mais igualitária, pois vivemos num mundo altamente desigual, numa globalização perversa e excludente e não na famosa aldeia global que acaba sendo um mito.

4 - Penso numa aula que poderá ser desenvolvida a partir de uma análise de música. Inicialmente o aluno perceberá como a música é um recurso que favorece na relação ensino-aprendizagem. Em seguida, através de links e hiperlinks o mesmo construirá o seu conhecimento pesquisando as palavras que mais os chamaram atenção dentro da letra da música. Compreendendo que a música é feita dentro de um contexto socioeconômico, cultural, político e, principalmente, histórico que os próprios alunos e professores estão inseridos.

Novo comentário