POR QUE E COMO DEVEMOS USAR APRESENTAÇÕES DE SLIDES NA ESCOLA?

O uso das apresentações de slides é muito freqüente no mundo corporativo e também nas universidades e escolas privadas. A razão disso é simples, estas organizações têm acesso aos recursos necessários: o computador, o projetor multimídia, as telas de projeção.

Mas em alguns casos o uso se transformou em abuso. Pelo excesso mesmo! Alguns professores nunca mais chegam perto de um quadro de giz. Vamos analisar por que isto não é muito recomendável.

Há argumentos bem fortes contra este abuso. No Blog “Café Filosófico”, ligado à Universidade de Évora, o professor Renato Martins publicou um “post” onde afirma que assistir a aulas com este tipo de apresentação pode promover uma atitude preguiçosa e descompromissada dos estudantes.

É verdade, porque nessas aulas, em geral, os estudantes não precisam tomar nota de nada e nem há tempo para isso. Os slides são passados muito rapidamente. Os alunos assumem uma atitude passiva, como expectadores apenas.

Ele argumenta que “com o uso da lousa(quadro negro, verde ou branco), duas características são muito valiosas em termos didáticos. A primeira é o fato de o professor representar a figura central, e a lousa apenas um instrumento a seu serviço. A outra característica é que, na lousa, as informações aparecem passo a passo. Os desenhos, as equações, as definições etc., tudo é construído com o acompanhamento do aluno” (CINTRA, 2007).

Ele nos alerta que o uso inadequado dos slides (em número excessivo, poluídos de informação, com freqüência exagerada) muda a dimensão tempo na relação do professor com aluno e deste com o conhecimento.

Diz ainda o professor Cintra que “cada slide mostra todo o seu conteúdo de uma vez só. Esses slides auto-explicativos são projetados continuamente, sem interrupção, ofuscando o professor. Nessas condições, mesmo ótimos professores não conseguem dar boas aulas. Como refém da projeção, e sem chance de demonstrar o seu conhecimento e de cativar os alunos, o professor tem a sua atenção monopolizada pela tela de projeção e, por isso, geralmente se posiciona de costas para o seu público, tornando-se um mero coadjuvante” (CINTRA, 2007).

O professor Cintra recomenda que se você está usando os slides digitais como complemento da sua aula, então fuja dos slides auto-explicativos, pedindo que o foco volte a ser você, o professor, sendo os slides apenas um acessório. Outra recomendação é que não se privilegie a forma em detrimento do conteúdo. As possibilidades de recursos multimidiáticos acabam ofuscando a mensagem. É preciso cuidado! Em artigo publicado na revista digital “Língua UOL”, a professora de língua portuguesa da Faculdade de Informática e Administração Paulista, Ana Cláudia Moreira, concorda com estes aspectos. “A gente acaba acostumando mal os alunos. Quando havia só giz e lousa, as crianças escreviam mais. Hoje, os alunos estão acomodados. O professor passa o PowerPoint e depois passa para os alunos o arquivo. Há uma cobrança deles pelo arquivo, e aí deixam de escrever e anotar” (MOREIRA apud MURANO, 2009).

E o professor da Universidade Positivo de Curitiba, Ricardo Macedo, no mesmo artigo mencionado acima, sintetiza: “É uma ferramenta que complementa a educação, como um quadro-negro, um retroprojetor ou um livro ao alcance de um bom educador. Mas um professor que baseia suas aulas só nessa ferramenta comete um grave erro. É como comer um só tipo de alimento, por mais que possa ser bom, não nutre por completo” (MACEDO apud MURANO, 2009).

Então, ficou claro! Precisamos ter cuidado ao usar esta ferramenta. Nas escolas públicas, em geral isto não é um problema, até porque nestas escolas os recursos tecnológicos são escassos. Mas esperamos que isto mude no futuro, então é bom começar já a aprender com os erros dos outros, para não repeti-los, não é mesmo?

De todo modo, todos os autores citados concordam que, se bem utilizadas, as apresentações de slides digitais trazem a vantagem da agregação de imagens e sons criando um contexto muito mais envolvente do que apenas a fala do professor. E, trazem também a vantagem de destacar e dar ênfase aos pontos mais importantes de um  conteúdo.

IMPRESS

Data: 15/03/2021

De: NewlanBouff

Assunto: Новости онлайн 1 часа за эту неделю


Палата представителей Конгресса США приняла пакет мер стимулирования пострадавшей от последствий пандемии американской экономики объемом 1,9 триллиона долларов. Об этом сообщает ТАСС.

Большая часть средств пойдет на раздачу денег американцам: налогоплательщики с заработком до 75 тысяч долларов в год получат по 1,4 тысячи долларов. Отмечается, что таких в стране большинство.

Кроме того, в дополнение к пособию по безработице, которое выплачивают штаты, появится федеральная доплата (300 долларов в неделю) до августа. Еще 130 миллиардов долларов пойдут на помощь школам для преодоления пандемии коронавируса, также 40 миллиардов долларов должны направить колледжам и университетам.

Как заявила 10 марта на брифинге пресс-секретарь Белого дома Джен Псаки, президент США Джо Байден подпишет принятый Конгрессом документ в пятницу, 12 марта.

6 марта Сенат Конгресса США проголосовал в поддержку пакета мер.

Новый пакет поддержки станет крупнейшими. В марте 2020 года, в разгар первой волны пандемии, власти США выделили на борьбу с кризисом 1,8 триллиона долларов. Тогда 70 миллионов американцев получили выплаты в размере 1200 долларов. Перед президентскими выборами в ноябре палата представителей и Белый дом обсуждали еще один пакет на два триллиона, но договориться не смогли.

Спонсор новостей - https://zaimys.online/

Data: 03/06/2011

De: Cristiane Almeida

Assunto: slides

Como educadores devemos buscar instrumentos que atraiam o interesse dos nossos alunos pelas aulas que são ministradas.
O slide é um instrumento muito valioso e inovador que possibilita o educador ministrar determinados conteúdos de forma diferenciada, atraindo a atenção dos alunos e possibilitando um ambiente enriquecedor.Entretanto, deve ser usado sem exageros, pois a aula planejada com esse recurso deve ser aguardada pelos alunos com grande expectativa.

Data: 03/06/2011

De: Tarsiana Almeida

Assunto: slides

Toda aula deve ser enriquecida com recursos que possam prender a atenção do aluno , no entanto , o slide por ser um recurso "moderno", preciso e inovador deve ser planejado para momentos em que se quer transmitir mais minunciosamente um determinado conteúdo, já que esse instrumento consegue manter a concentração do grupo. Não devemos usá-lo em excesso ,pois dessa forma os alunos perderiam o interesse.

Data: 03/06/2011

De: Vanessa Gaviorno

Assunto: Impress

A utilização de slides nas aulas é muito importante para enriquecer nossas aulas, mas não devemos utilizá-lo em excesso. O professor tem que ter sabedoria para discernir os momentos mais adequados para usar a tecnologia e melhorar suas práticas pedagógicas. Novas tecnologias e práticas antigas que deram certo, devem unir-se para uma educação moderna e bem sucedida.

Data: 03/06/2011

De: Danielli de Azevedo Campos

Assunto: Impress

Realmente enriquece a aula. Tudo em excesso atrapalha. Mas a tecnologia deve ser usada para enriquecer as aulas. Tem professores que só querem ficar no cuspe/giz.
Tive pouco acesso a esse material. Mas gostaria muito de aprender e utilizar.

Data: 03/06/2011

De: Roberta

Assunto: Impress

Todo recurso que o professor tem e pode utilizar é valido para seu trabalho, porém não deve o fuscar o trabalho do professor e tornar o aluno um ser passivo.

Data: 03/06/2011

De: vanessa mello

Assunto: slides

Concordo ,com certezao uso excessivo de qualquer tipo de ferramenta é cansativo e desnecessário.
O mediador deve estar sempre atento as novidades, para poder enriquecer as
aulas e não para torná-las exaustas.

Data: 03/06/2011

De: Cléa

Assunto: slides

Concordo que o uso em excesso dos slides deixa os alunos acomodados e muitas vezes dispersos, e também fica faltando a prática da escrita, pois quanto mais se escreve mais necessidade existe de pensar.

Data: 27/05/2011

De: Adir

Assunto: Slides

Concordo plenamente, pois somente o uso do slide deixa a aula muito monótona e o aluno acaba perdendo o foco .

Data: 27/05/2011

De: LÉIA

Assunto: IMPRESS

CONCORDO COM O USO ESPORÁDICO DESSE RECURSO. QUANDO UTILIZADO DE MANEIRA QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM, DEPOIS DESTA TER SIDO CONSTRUÍDA CONJUNTAMENTE, É VÁLIDA, MAS NÃO DEVE SER O ÚNICO RECURSO.

1 | 2 >>

Novo comentário