Serviços na web que possibilita interagir com pessoas conhecidas ou não e criar perfis.
Associação da imagem na web ao número de pessoas que me relaciono. Quanto maior o número de pessoas vinculadas melhor, maior prestígio.
Acredito que uma pessoa com grande popularidade pode influenciar muito o estilo dos outros.
Conhecer pessoas, culturas diferentes.
Não participo de nenhuma rede social.
Nenhuma e não gosto quando meus filhos postam fotos da família.
Redes sociais
No Brasil, as Redes Sociais cresceram rapidamente nos últimos anos devido ao sucesso de um site em especial – o Orkut. Você, provavelmente, já ouviu alguém comentando sobre ter uma página no Orkut, certo?
De forma ampla, Boyd e Ellison (2007) definem os sites de redes sociais como serviços baseados na web que possibilitam a uma pessoa:
-
criar no sistema, de forma pública ou com algumas restrições de acesso, um conjunto de informações que a descrevem (perfil);
-
articular uma lista de usuários com quem deseja estar conectada;
-
ver e explorar as listas de relações de outras pessoas do sistema.
No Orkut, são diversas as funcionalidades divertidas e interessantes visando ao fortalecimento dos vínculos sociais. Dentre elas as principais são:
• Perfil com foto e informações pessoais, profissionais e sociais;
• Lista de amigos;
• Espaço onde membros da rede podem deixar recados (scrap);
• Publicação de fotos;
• Partilha de vídeos;
• Espaço para escrever depoimentos;
• Aviso de data de aniversário de amigos;
• Aviso sobre atualizações nas páginas dos amigos;
• Possibilidade de ingressar em grupos de debate sobre determinados assuntos (comunidades).
Além desses recursos, vários outros são continuamente criados no Orkut para agradar aos adeptos do site. Por exemplo, foi lançado o recurso BuddyPoke, que permite que a pessoa crie um avatar e que interaja de diferentes formas com os avatares de amigos.
Boyd e Ellison (2007) destacam que essas redes costumam se estruturar entre pessoas que já tem vínculos (familiares, amigos, conhecidos). Assim, o que torna essas redes únicas não é o fato de possibilitarem o encontro de estranhos, mas de articularem e tornarem visíveis redes sociais já existentes. Dwyer et al. (2007) vão na mesma direção, apontando como propósitos de estruturação dessas redes: manter vínculos, manter os amigos informados sobre aspectos diversos de sua vida; manter-se informado acerca das atividades dos amigos, compartilhar fotos, apresentar uma vasta rede de relações e criar uma imagem idealizada.
Nos estudos sobre as Redes Sociais, chama atenção também a ideia de que as pessoas ali buscam “capital social”. A noção de capital social“poderia ser entendida como: a capacidade de interação dos indivíduos, seu potencial para interagir com os que estão a sua volta, com seus parentes, amigos, colegas de trabalho, mas também com os que estão distantes e que podem ser acessados remotamente. Capital social significaria aqui a capacidade de os indivíduos produzirem suas próprias redes, suas comunidades pessoais. Na sociedade atual, parece que tudo pode ser analisado na perspectiva de valor econômico agregado, inclusive a quantidade de relações de uma pessoa.
Ora, as relações sociais passam a ser percebidas como um ‘capital’ justamente quando o processo de crescimento econômico passa a ser determinado não apenas pelo capital natural (recursos naturais), produzido (infraestrutura e bens de consumo) e pelo financeiro. Além desses, seria ainda preciso determinar o modo como os atores econômicos interagem e se organizam para gerar crescimento e desenvolvimento. A compreensão dessas interações passa a ser considerada como riqueza a ser explorada, capitalizada.” (COSTA, 2005, p. 239).
Dessa forma, além da busca de popularidade e prestígio no sentido afetivo, percebe-se que muitas pessoas buscam nas Redes Sociais contatos que possam ser úteis para promoção pessoal e/ou de determinados produtos e serviços. Assim, observa-se também a criação de perfis institucionais, inclusive de escolas.
No Brasil, falar de redes sociais ou de relacionamentos é praticamente sinônimo de Orkut. Mas, é importante que você saiba que o Orkut não é a primeira e nem a mais famosa rede desse tipo, se considerarmos o contexto global.
Questões para reflexão e discussão:
01 - Segundo o texto, como Boyd e Ellison (2007) definem os sites de redes sociais?
02 – O que você entende por “capital social”?
03 – Uma pessoal com grande capital social, seria aquela que devido ao seu grande poder de relação social, poderia estimular uma nova moda, e, com isso gerar um bem de consumo?
04 – Além da busca de popularidade e prestígio, o que mais as pessoas buscam nas redes sociais?
05 – Você participa de alguma rede social?
06 – Por questões de segurança, quantas fotos você possui na rede e isso é mesmo necessário?
Redes sociais
Data: 01/07/2011